O que Comer para perder peso e ter saúde

Um dos temas que mais gosto de falar é sobre saúde, alimentação, desenvolvimento pessoal, enfim, tudo que possa melhorar nossa produtividade e bem estar como pessoa.

Por isso nesse post vou elencar algumas dicas de alimentos para comermos que, além de emagrecerem, ajudam a preservar nossa saúde.

Aproximadamente todas as dietas abrange em comum o feito de focarem especialmente no que você não precisa alimentar-se.

Além de provocar deficiências nutricionais, isso talvez pode psicologicamente deixá-lo com mais desejo de alimentar-se o que não está na listagem.

Para perder peso e ter saúde, é fundamental observar a princípio o que colocar na sua  dieta , pensando não apenas na porção, porém similarmente na qualidade dos alimentos.

Inclua na sua refeição alimentos dos cinco categorias alimentares – verdura, frutas, carnes, grãos e laticínios.

• Frutas e Verduras

Como já dissemos antes, verduras e frutas precisam ser produtos fixos do seu cardápio agenda. As verduras e legumes contêm farto nutrientes que contribuem para o emagrecimento e para preservar a saúde. Além do mais, também melhoram o desempenho intestinal, contêm poucas calorias e vão auxiliar a preservar a saciedade.

Além dos nutrientes, os frutos oferecem fibras e frutose, um açúcar natural, que vai auxiliar a levar o desejo de alimentar-se doces sem acrescentar tantas calorias à sua refeição. Tente variar as frutos a cada dia, optando constantemente por comê-las inteiras, e não apenas no formato de sucos (os sucos eliminam as fibras, deixando apenas o açúcar, que irá aumentar bastante depressa as taxas de dextrose no sangue, causando apetite depressa).

 • Proteína de qualidade

Você não necessita virar um herbívoro para realizar uma  dieta  equilibrada, porém será que de fato é necessário alimentar-se no café da manhã, tórax de peru no lanche, bife no almoço, salame à tarde e frango no vencer? Tente substituir algumas das suas refeições à base de carnes por leguminosas, como lentilha, feijão, ervilha, ou grão-de-bico.

Além de acrescentarem várias fibras à sua  dieta  (que ajudarão a preservar a saciedade por mais tempo), os feijões não contêm colesterol nem sequer gordura primária saturada, tão prejudiciais à saúde cardiovascular.

 • Laticínios (queijos, leites, etc)

Os laticínios oferecem proteínas para os músculos e cálcio para os ossos, porém precisam ser consumidos com equilíbrio. Isto por causa de ao seu alto assunto de gorduras saturadas e sódio, que além de aumentarem os graus de colesterol no sangue, também vão deixá-lo inchado e impedir o emagrecimento, já que alguns queijos são muito calóricos.  Para não abalar a saúde dos seus ossos, inclua similarmente outras fontes de cálcio em sua  dieta  equilibrada.

Algumas delas são:

1. Verduras escuras: couve, brócolis, repolho, aspargo e mostarda.

2. Feijões: Feijão preto, feijão branco e feijão fradinho.

• Grãos e Pães Integrais

Uma  dieta  equilibrada para perder peso e ter saúde exige carboidratos, ao contrário que pregam várias dietas restritivas. É evidente que você precisa evitar pães brancos, massas e doces cheios de carboidratos refinados, porém o chave está em substituí-los por versões mais saudáveis.Troque o arroz branco pelo integral, e escolha massas e pães feitos com farinha de trigo integral.

Os grãos integrais ajudam no bom desempenho do doméstico, além de não causarem variações tão intensas nos graus de açúcar no sangue. Como contem várias fibras, retardam a digestão, aumentando a percepção de saciedade e ajudando para a redução de peso.

  • Gorduras que ajudam na saúde

Embora as dietas para perder peso depressa aproximadamente eliminem todas as gorduras, saiba que elas são indispensáveis para uma  dieta  equilibrada. As gorduras  saudáveis  são essenciais para bom o desempenho do cérebro, coração e células, além de serem responsáveis pela saúde da pele, cabelo e unhas.

Uma  dieta  equilibrada privilegia as “gorduras do bem”: Ômega 3, Ômega 6 e gorduras monoinsaturadas.  Para conquistar as gorduras  saudáveis  sem precisar de suplementos, inclua em sua  dieta  óleo de azeitona extra cabaço, abacate, nozes, e peixes como o salmão, sardinha e atum.

Espero que tenham gostado das dicas!

Esse texto foi baseado e adaptado no artigo do site Mundo Boa Forma.

Até a Próxima!

Página Inicial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *